Social

Um apoio direccionado às famílias que nos procuram.

Educação

Um acompanhamento especializado a todas as crianças que fazem o seu percurso nesta instituição.

Cultura / Lazer

Uma aposta que pretende dinamizar a Vila.

Desporto

Várias modalidades desportivas que proporcionam o enriquecimento de todos os nossos atletas

Há 82 anos junto da comunidade!

Mais

Em Destaque



 

 

Com o início de mais um ano letivo, inicia-se mais um ciclo de responsabilidades na nossa casa do povo. Dirigir uma IPSS como a nossa é, sem dúvida, um desafio para todos aqueles, que de uma forma ou de outra, estão ligados à vida desta Instituição.

No ano em que se assinala o seu 82º aniversário, é importante que todos saibamos que futuro queremos para a nossa casa do povo! No quadro de responsabilidades sabemos que é importante sinalizar os aspetos prioritários. Na educação temos o quadro mais abrangente da instituição, hoje com intervenção em mais de 1600 alunos, repartidos nos agrupamentos de, Silves, Silves sul e Ferreiras – Albufeira, contamos com mais de 60 técnicos, que diariamente promovem as atividades de enriquecimento curricular (AEC), aos alunos do 1º ciclo. Somos uma entidade, que ao longo dos últimos onze anos, tem demonstrado muita qualidade no desenvolvimento deste projeto, conforme se comprova pelo agrado que os responsáveis dos agrupamentos demonstram, no convite à renovação em cada final de ano letivo. Nas outras respostas educativas, Creche, Jardim de Infância e Centro de Atividades de Tempos Livres, temos, pela primeira vez, as salas lutadas. No caso da creche temos já mais de uma dezena de inscritos em lista de espera, isto significa que a nossa Casa do Povo é hoje a 1º opção na escolha das famílias, para confiarem o seu bem mais precioso, que são os seus filhos.

Na área do desporto adaptado, temos nos últimos anos, prestado uma resposta à altura das necessidades da nossa comunidade, com a equipa de andebol em cadeira de rodas a ter participações de prestígio nos campeonatos nacionais, com um 3º e um 2º lugar nas duas últimas épocas. Na área da deficiência temos agora a iniciar um projeto que visa a inclusão de pessoas com deficiência e incapacidade. Na área social, continuamos a prestar apoio alimentar, quer seja através da cantina social ou do banco alimentar às famílias mais carenciadas.

Dentro da área do lazer, estamos neste momento a dar os primeiros passos no âmbito do trabalho com jovens através do projeto” Geração M “. Na cultura, a nossa Casa do Povo, dispõe de uma Escola de Acordeão, Grupo Coral, Pólo de Guitarras, aulas individuais de Piano e ainda aulas de Dança (ballet, danças do mundo, danças modernas e jazz). No desporto, aqui na Casa do Povo, pode-se praticar: hidroginástica, natação, ginástica, body fitness, jogo do pau, atletismo e lutas amadoras.

Esta é a nossa Casa do Povo, que para muitos parece pouco e fraco, mas para aqueles que realmente se empenham diariamente com esta instituição, merecem um grande obrigado.

José Carlos de Sousa Araújo